terça-feira, 13 de setembro de 2016

Visando a Segundinha, Pinheirense e Tuna realizam amistoso

Técnicos Júnior Amorim e Charles Gatinho preparam suas equipes para o Campeonato Paraense da Segunda Divisão.
 
A “Segundinha”, como é carinhosamente chamado o Campeonato Paraense da Segunda Divisão, se aproxima. A data provável da Primeira Rodada é 16 de outubro. Enquanto isso, as equipes que disputarão o torneio se preparam para a busca de uma das duas vagas para a elite do futebol estadual, em 2017.
 
No último sábado (10/09), às 10h, no Estádio Abelardo Conduru, em Icoaraci, Pinheirense e Tuna fizeram um jogo amistoso para movimentarem seus elencos e ganharem ritmo de jogo. Os treinadores do General da Vila e da Águia do Souza, Júnior Amorim e Charles Gatinho, respectivamente, conversaram com o Blog sobre a expectativa e a preparação para a Série B do Parazão 2016.
 
Pinheirense parte para o ataque.

O Pinheirense conta com atletas experientes para tentar o acesso para a Fase Principal. O goleiro Paulo Wanzeler, o zagueiro Magrão e o atacante Marcelo Maciel, por exemplo, fazem parte do elenco. “São jogadores que já disputaram o Campeonato Paraense, tanto da Primeira Divisão quanto da Segunda. Então, já sabem como é a competição”, destacou Júnior Amorim, ex-atacante de Remo e Paysandu e que faz sua estreia no comando de uma equipe de futebol profissional.
 
A Tuna Luso Brasileira, por sua vez, há quase cinco meses, vem se movimentando, no Estádio Francisco Vasques. “A gente procurou se preparar com antecipação, já que a gente tá trazendo uma filosofia nova de trabalho. Por isso, começamos mais cedo”, ressaltou Gatinho, que teve passagens por clubes europeus e comandou a Seleção de Porto Rico, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Sobre o plantel, ele diz que “É uma mistura de juventude com experiência. Temos cinco jogadores que puxei da base e jogadores mais rodados, com experiência a nível de segundinha”, concluiu o técnico. O goleiro Alencar Baú e o atacante Moisés são bons exemplos disso.
 
Alencar Baú defende cobrança de pênalti do Pinheirense. 

Sobre a experiência internacional, Charles Gatinho quer trazer para Belém “um tipo de trabalho que vai mudar a mentalidade do jogador. Aquele jogador, por exemplo, que não gosta de marcar, com a gente, tem que marcar”. O comandante da Tuna também afirmou que “Os onze tem que trabalhar pelo coletivo e não individualmente”.
 
Júnior Amorim destaca a experiência de ter sido campeão pelas equipes que passou e a importância do elenco ter certas características para alcançar o título. “Tem o Sport, de 2003, campeão pernambucano. O Ceará, de 1999, campeão cearense... o Remo, de 2004, que foi campeão 100%... era uma equipe muito sólida, um elenco de amigos e que, dentro do campo, se entregava".

Tuna arma jogada pelo lado do campo.
 
Em início de carreira, ele se espelha no trabalho de grandes treinadores com quem trabalhou, como atacante, para ser bem sucedido:

“Aqui, a referência, hoje, é o Tite, mas também tem o Cuca, no Palmeiras. O próprio Muricy, que foi um cara com quem trabalhei e fiz estágio com ele (...) o Marcelo Oliveira, que está no Atlético Mineiro, que tive o privilégio de trabalhar no seu primeiro clube como profissional. Ele veio da base do Atlético e foi comandar o CRB/AL, quando estava lá (...) espero que Deus possa me iluminar e me dar o privilégio de ser vitorioso, como eu fui, quando era jogador”.
Charles Gatinho afirma que está tentando implantar alguns conceitos trazidos do exterior, adaptando à realidade do futebol paraense, para que a Tuna consiga o título da Segundinha. “Procurei fazer um balanço para que a gente consiga nossos objetivos”, finalizou.
 
Falta a favor da Tuna Luso Brasileira.
 
Em campo, as equipes fizeram um jogo pegado, mesmo com o forte calor das 10h. O Pinheirense venceu por 1 a 0, com gol de Vanderlei e teve um pênalti defendido pelo goleiro Alencar Baú, no primeiro tempo. As duas equipes podem voltar a se enfrentar, durante o Campeonato, dependendo da tabela, que ainda não foi divulgada pela Federação Paraense de Futebol (FPF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga seu nome e sua cidade. Sugestões, opiniões, críticas e comentários são sempre bem-vindos! No entanto, não ofenda ninguém! Isso é antidesportivo e crime! Também não chame palavrões. O Blog e a sociedade agradecem!