Vitória por 3 a 1 não garantiu os bicolores na Segunda Fase da competição.
Na última semana, teve início a Copa do Brasil Sub-17, que é disputada pelos vinte clubes que participaram do Campeonato Brasileiro da Série A de 2015 e os doze melhores da Segunda Divisão do mesmo ano. Como o Paysandu terminou esta competição na sétima colocação, garantiu a vaga para a sua categoria de base, que, nesta quarta (06/04/2016), às 17h00, fez o jogo de volta pela Primeira Fase do torneio, no Estádio da Curuzu, após ser derrotado por 3 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas/MG, para o América Mineiro.
(Imagem: Confederação Brasileira de Futebol. Disponível em: http://www.cbf.com.br/noticias/campeonato-copa-brasil-sub17/santos-atropela-joinville-e-passa-de-fase-5-a-0#.VwZC5hb2Zdg).
A Copa do Brasil Sub-17 segue um modelo semelhante ao da disputada pelas equipes profissionais. São trinta e dois clubes, divididos em dezesseis grupos de dois, com cinco fases no formato de “mata-mata” (sistema eliminatório). Caso a agremiação visitante, nas duas primeiras etapas, vença por dois ou mais gols de diferença, garantirá a classificação sem a necessidade da realização da segunda partida.
O Torneio tem uma regra diferente para as substituições. Segundo o Regulamento Específico da Copa, cada clube pode efetuar até seis alterações, durante o jogo. No entanto, este só pode ser interrompido, por cada equipe, apenas três vezes. As demais trocas devem ser realizadas no intervalo.
Para o técnico do América Mineiro, Célio Pinto Costa, há um complicador, na hora de mexer no time. Ele tem à disposição os irmãos gêmeos univitelinos Luiz Felipe e Luiz Flávio, ambos meias. O comandante do Coelho afirmou que diferencia os garotos pela cor da chuteira e que, às vezes, eles trocam os calçados, gerando certa confusão para o treinador.
Conversamos com os gêmeos e, para Luiz Felipe, é uma emoção muito grande jogar ao lado do irmão, que dá força nas situações ruins e compartilha bons momentos no campo de jogo, nos treinos e, claro, em família. Luiz Flávio afirmou que o incentivo mútuo auxilia na caminhada ao futebol profissional. Além de tudo, em casa, obviamente, o assunto é o esporte bretão. Os atletas sempre estão dialogando acerca do tema e comentando sobre as suas atuações pelo América/MG.
Com a derrota na primeira partida, os bicolores foram a campo com a árdua missão de golear o Coelho por, no mínimo, quatro gols de diferença, para garantir vaga na Segunda Fase da competição. Jax dos Santos (Cametá), técnico do Paysandu, antes do jogo, conversou com a gente e disse que tenta passar o máximo da sua experiência como zagueiro, pois teve boas passagens pelo Clube do Remo/PA, Criciúma/SC e Paysandu/PA, nos anos 2000. Mesmo sabendo da dificuldade, o treinador tenta tranquilizar os atletas e diminuir um pouco a cobrança.
O Jogo não começou bem para os paraenses. Logo no primeiro minuto, Gabriel abriu a contagem para a equipe mineira, o que fez com que o Paysandu pressionasse o América, na tentativa de arrancar o empate. Este, por sua vez, tentava cadenciar o jogo, já que os bicolores precisavam vencer por, no mínimo, 5 a 1, para garantirem a classificação à Segunda Fase. Aos quarenta e um minutos, o atacante André, completou, de cabeça, cruzamento na área e empatou a partida.
O segundo tempo começou com equilíbrio no meio de campo. O Coelho teve dois bons lances, aos seis e sete minutos, investindo nos contra-ataques. O Papão perdia algumas chances, até que, aos vinte e dois, o atacante Ruan, que entrou no intervalo, virou a partida, o que deixou o jogo extremamente movimentado, com o América/MG saindo incisivamente, na tentativa de empatar. Felipe Dias, meia da equipe mineira, aos vinte e oito minutos, teve boa chance, depois de driblar a defesa bicolor e errar o chute, por ter se desequilibrado.
Depois de tomar o segundo cartão amarelo, o volante Guilherme, do Coelho, foi expulso, aos trinta e sete minutos, abrindo espaço para o Paysandu, que ampliou o marcador, aos trinta e nove, com Naldir. O final da partida foi de muita emoção, no Estádio da Curuzu. Apoiados pela torcida, os bicolores partiram pra cima dos mineiros, mas não conseguiram marcar os dois gols que faltaram para a classificação.
Mesmo com a vitória por 3 a 1, os garotos da base bicolor viram o Coelho se classificar para a Segunda Fase da Copa do Brasil Sub-17. O América/MG enfrentará o vencedor do confronto entre Fluminense/RJ e Avaí/SC, que ocorrerá na quinta-feira, 07/04, às 15h00, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro/RJ. O primeiro jogo entre estas equipes terminou empatado em 2 a 2. Luiz Flávio e Luiz Felipe voltam para Belo Horizonte com uma boa história para contar em casa.
quer isso em luiz flavio vcs joga muito em camara parabens pela sua carreira meu bom sempre tmj e nois
ResponderExcluir