sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Giva, Dado e o Papão internacional

Técnicos que, amanhã, serão adversários, têm o nome registrado na história no Paysandu.
 
Náutico e Paysandu se enfrentam, amanhã, às 16h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata/PE, em jogo válido pela 26ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os atuais técnicos das duas equipes, Givanildo Oliveira e Dado Cavalcanti, são figuras de extrema importância na história do clube paraense, já que foram campeões de competições que dão vaga a torneios internacionais.
 
Givanildo é o técnico mais vitorioso da história do Paysandu Sport Club. Sob seu comando, os bicolores conquistaram cinco campeonatos paraenses (1987, 1992, 2000, 2001 e 2002), o Brasileiro da Segunda Divisão, em 2001, Copa Norte e Copa dos Campeões, em 2002, que garantiu, pela primeira vez, a participação de um time do Norte do Brasil na Copa Libertadores da América.
 
Givanildo comandou o Paysandu na conquista de oito títulos. (Foto: Cristiano Martins/O Liberal). [1]
 
Dado Cavalcanti, por sua vez, foi Campeão Paraense e da Copa Verde, em 2016. Neste torneio, o Paysandu conquistou a vaga para a disputa da Copa Sul Americana de 2017. O comandante alviazul fala de sua admiração por Givanildo Oliveira:

“Givanildo é uma referência para o futebol brasileiro. Não apenas para mim, não apenas para o Estado do Pará, onde ele foi muito vitorioso, não apenas para o Estado de Pernambuco, não apenas para o Nordeste (...) O Givanildo é o maior treinador da história de quatro equipes, no mínimo. Isso é um feito, talvez, inigualável (...) Posso citar o Paysandu, cito o América Mineiro, que, com certeza, ele é o maior treinador dessas duas equipes. Ele também tem muita história no Santa Cruz e no Sport, em Pernambuco e, hoje, trabalha no Náutico. Eu tenho um respeito muito grande por ele”.
Dado, com dois títulos no comando bicolor, revelou sua admiração por Givanildo. (Foto: Fernando Torres/ASCOM Paysandu). [2]
 
O técnico bicolor completa, falando da admiração e cordialidade na relação com o atual técnico do seu próximo adversário:
 
“Óbvio que, no campo, a gente esquece. O Givanildo é um dos caras que eu faço questão de apertar a mão, dar um abraço... eu tenho uma admiração muito grande pelo trabalho que ele vinha executando, já executou e pela história dele no futebol”.
Na classificação da Série B, apenas um ponto separa as equipes de admirador e ídolo. O Náutico é o 12º colocado, com 33 pontos. O Paysandu está duas posições abaixo, com 32. Só o tempo dirá quem estará feliz, no abraço do final do jogo, amanhã, na Arena Pernambuco.
 
REFERÊNCIAS:
 
[1]
http://globoesporte.globo.com/pa/futebol/times/paysandu/noticia/2015/07/papao-reencontra-givanildo-tecnico-mais-vitorioso-da-historia-do-clube.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga seu nome e sua cidade. Sugestões, opiniões, críticas e comentários são sempre bem-vindos! No entanto, não ofenda ninguém! Isso é antidesportivo e crime! Também não chame palavrões. O Blog e a sociedade agradecem!