quinta-feira, 28 de julho de 2016

Leão no Snapchat: a busca pelo público jovem

As redes sociais vêm sendo um efetivo canal de comunicação entre os torcedores usuários e os clubes geradores de conteúdo. Uma delas, o Snapchat, vem sendo utilizado por vários clubes brasileiros e, em Belém, não poderia ser diferente. O Clube do Remo foi a primeira equipe da Região Norte a desenvolver uma conta e uma das pioneiras. A nível nacional, o ABC Futebol Clube, de Natal/RN, foi o precursor da utilização desta ferramenta.
 
O Snapchat é uma rede social em que fotos, vídeos e textos são publicados, com a utilização de filtros variados para imagens, não sendo possível, pelo próprio aplicativo, acessar várias vezes o mesmo conteúdo, já que ele só permite uma visualização de cada postagem.
 Banner de divulgação da conta do Clube do Remo no Snapchat. (Imagem: Twitter/Clube do Remo) [1]
 
Para Antônio Neto (Neneto), Diretor de Mídias Sociais do Remo, o Snapchat é uma rede que está estabelecida e tem um público que produz e consome conteúdo. Ele afirma que “(...) assim como os outros clubes, a gente não inventou a roda. A gente fez uma conta no Snapchat e estava registrando um pouco do dia a dia do clube”.
 
Neneto sustenta a ideia de que o Snapchat é uma forma de trazer o torcedor para ver como é o cotidiano do time que apoia, mostrando curiosidades de bastidores, preleção, vestiários e momentos de descontração. Em uma edição, o zagueiro Henrique ficou responsável pela produção de conteúdo e passou 48 horas no comando da conta azulina no aplicativo. “Ele brincou com os jogadores, falou de apelidos e de coisas que o torcedor tem curiosidade”, acrescentou o Diretor de Mídias Sociais.

Com a utilização da rede social, o clube visa atingir um público determinado. “Quando a gente fala do Snapchat, em particular, a gente está querendo atingir um público da faixa etária entre dezesseis a vinte e um anos”, ressaltou Antônio Neto. “E na linguagem que a rede exige: descontração, sem muito acabamento, sem edição”.
 
Além da divulgação do cotidiano do Clube do Remo, a ferramenta também é vista como forma de captação de renda. A agremiação pretende comercializar espaços para divulgação de produtos e serviços. Segundo Neneto:

“A rede social não está fugindo disso (...) a gente quer mostrar, tanto para o público consumidor quanto para o potencial anunciante a relevância das redes e de cada rede para um público específico”.
Henrique conduziu os trabalhos no Snapchat remista, em um final de semana. (Imagem: Facebook/ Clube do Remo) [2]

O atleta nos falou sobre a experiência de administrar a conta do Clube do Remo, no Snapchat:

“Tenho um pouco de facilidade com o aplicativo, porque eu já usava. Achei bacana. É algo que traz o torcedor mais para perto da gente, para acompanhar mesmo o nosso dia a dia, saber o que acontece... acredito que eles também têm um pouco de curiosidade em relação a isso. Achei a ideia interessante e que ela possa continuar, nas próximas viagens.”
O Zagueiro Max também ressaltou a importância de a torcida conhecer um pouco mais da rotina dos jogadores:

“(...) a torcida, as vezes, só vê os noventa minutos. Então, isso é importante para acompanhar mais de perto o dia a dia, o treinamento, a própria concentração, para estar caminhando todo mundo junto, nos apoiando para conseguir o acesso.”
O Blog agradece aos zagueiros Henrique e Max, pelas declarações, aos Assessores de Imprensa do Clube do Remo, Ingrid Bittencourt e Raphael Graim, por viabilizarem as entrevistas e ao Diretor de Redes Sociais, Antônio Neto (Neneto), pela atenção com o Rodada Paralela.

REFERÊNCIAS:

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