quarta-feira, 6 de julho de 2016

Conheça os bastidores de um programa sobre esportes

O amante do esporte, em especial do futebol, sempre acompanha as notícias do seu clube do coração nos noticiários da televisão e do rádio. Os mais tradicionais também fazem questão do jornal impresso. Porém, nas últimas décadas, um meio que vem se desenvolvendo em larga escala é a Internet. Em Belém/PA, dois programas estão se destacando e utilizam a Rede Mundial de Computadores para levar novidades a quem navega: Portal Arquibancada e GE na Rede.
 
O Portal Arquibancada foi criado pelos jornalistas Alex Ferreira, Danilo Pires e Jorge Luiz Rodrigues. Danilo diz que o nome “Portal Arquibancada” surgiu do seu Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, feito em parceria com o jornalista Saulo Zaire, que foi seu colega de faculdade. Ele afirma:

"Esse nome, Arquibancada, representa muito. Tem uma representatividade muito grande para a gente, por causa da nossa linguagem coloquial, da nossa proximidade com o torcedor e, também, pela nossa origem. Todos nós somos torcedores de arquibancada e a gente valoriza isso. É exatamente para aproximar, cada vez mais, o torcedor".
Portal Arquibancada no ar, na Rádio Clube do Pará. Alex Ferreira, Danilo Pires e Saulo Zaire (jornalista convidado) debatem as principais notícias do dia, relacionadas ao esporte.
 
De segunda a sexta-feira, às 19h00, no aplicativo de celular da Rádio Clube do Pará e no endereço eletrônico da emissora e, aos domingos, de 9h30 às 12h00, na onda média, ao vivo, os jornalistas do Portal Arquibancada apresentam um programa, que leva o mesmo nome do site, em que exploram e comentam os principais acontecimentos do futebol nacional e internacional, destacando o cenário paraense. Sobre o espaço utilizado, Alex Ferreira, que comanda a atração, comenta:
"Está diminuindo a participação do rádio (...) Então, o cara tem a Internet, vai baixando os aplicativos e ouve. Junta o útil ao agradável. A Voz do Brasil, naquele horário, só é obrigatória na onda média. Em programas de aplicativos e na Internet, não é obrigatório. É um espaço que pouquíssima gente, aqui em Belém, aproveitou. O Guerreiro (Guilherme Guerreiro, locutor e Diretor da Rádio Clube do Pará), queria colocar um programa ali, só que seria complicado para ele deslocar mais uma pessoa da equipe para assumir aquele horário. Então, fez a parceria com o Portal Arquibancada (...) É um espaço muito interessante para a gente. Causa muita repercussão".
A ideia do GE na Rede, por sua vez, surgiu com a participação dos jornalistas do globoesporte.com/pa nas transmissões das partidas do Campeonato Paraense de Futebol, na TV Cultura, que é uma Fundação Pública do Estado do Pará, detentora dos direitos de transmissão da competição. Ingo Muller, apresentador do programa, relata que, “observando esse pessoal, eu vi o potencial de vídeo deles e era uma coisa que eu queria aproveitar para a gente”.

Porém, Muller estava afastado das atividades por um problema de saúde. Jorge Sauma, jornalista, elaborou o projeto do programa e encaminhou para a Direção da TV Liberal, que aprovou a proposta, passando a ser exibido as segundas e sextas-feiras, às 16h40. Ingo sustenta que
"A Internet te possibilita uma flexibilidade gigantesca. A gente tem um controle de tempo para o programa não ficar chato, sem ritmo. Mas eu não preciso cortar o entrevistado porque o tempo está acabando. Isso é uma coisa interessante para o próprio entrevistado, que fica livre para dar o recado que veio dar".
GE na Rede sendo apresentado por Ingo Muller, acompanhado por Pedro Cruz e Jorge Sauma, recebendo o convidado Tony Couceiro, Diretor de Projetos Especiais do Paysandu.

Ingo afirma que os dias em que o programa vai ao ar foram escolhidos para que todos os acontecimentos relevantes da semana fossem abordados:

"A gente definiu nesse formato de segundas e sextas-feiras, já que a gente conseguiria, no de sexta-feira, 'envelopar' a semana e, no de segunda-feira, fazer uma resenha da rodada".
No entanto, não é tão simples colocar um programa no ar. Alex Ferreira fala que uma das maiores dificuldades é conseguir patrocinadores para o Portal Arquibancada. “A gente sabe da crise econômica e política do país, mas é um investimento que a gente está fazendo para o futuro”.

Para Danilo Pires, o fato de o Portal Arquibancada não estar vinculado diretamente a um grande meio de comunicação gera preconceito por parte dos investidores, além do aspecto estrutural para fazer coberturas simultâneas de Remo e Paysandu. “Se a gente ficasse quieto, só produzindo texto, acomodado, daria para atender, tranquilamente”, ressalta.

Equipe do Portal Arquibancada, composta por Alex Ferreira, Jorge Luiz Rodrigues e Danilo Pires. (Foto: Facebook Portal Arquibancada).
 
Ambos os programas permitem a interatividade com o internauta, em tempo real. O GE na Rede faculta a possibilidade de deixar perguntas e comentários no site, que são lidos no ar e o Arquibancada disponibiliza um número de telefone para o ouvinte mandar mensagens, via Whatsapp, bem como pelo perfil do Portal no Facebook.

Para Ingo Muller, a Internet não pode mais ser vista como a ferramenta do futuro, mas algo que é de fundamental importância, na atualidade:
"É o presente do Jornalismo Esportivo. Se a gente ainda for enxergar a Internet como um futuro, hoje, você está dez anos atrás do que a gente realmente é. A gente tem que entender que a dominância da Internet não é uma questão de tempo. É uma coisa que já acontece. (...) É uma relação simbiótica com a pessoa que consome esportes. Hoje, nos estádios, você já pode ver uma coisa que é muito interessante e que é um sintoma disso. Senta em qualquer arquibancada e você vai ver que aquele costume clássico, de a pessoa assistir o jogo com o radinho no ouvido, está mudando. Tem gente que está com o celular na mão e vendo um tempo real (...) A gente tem que estar sintonizado a isso".
Pedro Cruz, Jorge Sauma e Ingo Muller, debatedores e apresentador do GE na Rede, respectivamente.
Danilo Pires vê a situação como o futuro do Jornalismo como um todo, não apenas da área esportiva:
"Na realidade de hoje, pegando um jornal, pela manhã, você tem as melhores notícias de ontem. Os sites, hoje, estão muito a frente do Jornalismo impresso. Isso é um problema muito grande para eles. Para a gente, não, porque estamos lidando com dinamismo (...) Na Internet, tu selecionas o que queres ver (...)"

Alex Ferreira fala sobre a participação de ouvintes em vários locais do planeta, o que é proporcionado pela Internet:
"É um espaço que causa muita repercussão. A gente tem participação que é impressionante! Mandam recado do Japão, da Suíça... dos Estados Unidos, tem duas, três pessoas que participam frequentemente, tem um em Toronto (Canadá) (...) Tem lugares que a gente nem imagina que existe e que a gente já recebeu mensagem, o que é muito bacana".

O Rodada Paralela agradece aos jornalistas Alex Ferreira e Danilo Pires, do Portal Arquibancada e Ingo Muller, do globoesporte.com/pa, pela participação, atenção e disponibilidade para conversar com o Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga seu nome e sua cidade. Sugestões, opiniões, críticas e comentários são sempre bem-vindos! No entanto, não ofenda ninguém! Isso é antidesportivo e crime! Também não chame palavrões. O Blog e a sociedade agradecem!