segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Em Final cheia de emoção, Fast conquista a Copa Norte de Futebol Sub-20

Com pênalti defendido aos 45 minutos do segundo tempo, título inédito para o futebol amazonense garante Rolo Compressor na Copa do Brasil da categoria.


Paysandu e Fast decidiram, domingo (30/08), às 16h00, no Estádio da Curuzu, o título da Copa Norte de Futebol Sub-20, com todos os ingredientes que uma grande final precisa para ser emocionante e inesquecível.

 
O Presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes de Lima, informou a este Blog que o troféu concedido ao campeão foi confeccionado manualmente pelo artesão paraense Ademir Carmin.
 
Bola do jogo, junto com o troféu e as medalhas entregues ao Campeão.
O Paysandu chegou à decisão após vencer a Tuna por 1 a 0, no sábado (29/08), com gol de Marquinhos, que iniciou a partida no banco, por conta das fortes dores na panturrilha, já que terminou o confronto no sacrifício, pois, naquele jogo, o técnico Samuel Cândido já havia efetuado as três substituições.
Foto posada do Paysandu Sport Club/PA
O Fast Clube derrotou o São Raimundo/RR, na Semifinal, no Estádio Francisco Vasques, com gol de pênalti do destaque da equipe amazonense na competição, Jack Chan. O meia, aliás, pelas boas apresentações nos gramados de Belém, teria despertado interesse de observadores do Sport Club Internacional que estavam presentes aos jogos da Primeira Fase da Copa.
Foto posada do Nacional Fast Clube/AM
Após a execução do Hino do Estado do Pará e do Hino Nacional Brasileiro, a bola rolou. Logo, o Rolo Compressor tomou as rédeas da partida, impondo seu ritmo de jogo, em plena Curuzu. Os bicolores ficaram acuados, em seu campo de defesa. Aos 14 minutos, o lateral-esquerdo Iton, de falta, abriu a contagem para os amazonenses.
Jogadores e Comissão Técnica do Fast comemoram o primeiro gol
O Fast seguia pressionando os donos da casa, com boa atuação do meia Jack Chan, apoiado pelos laterais. Durante todo o primeiro tempo, dominou as ações e o Paysandu tentava, sem sucesso, armar jogadas de contra-ataque, com Leandro Carvalho.
Arremesso lateral para o Paysandu, que tentava sair do campo de defesa
No segundo tempo, a situação se repetiu e o Fast ampliou. Depois de uma falha da defesa do Papão, o atacante Lucas converteu, aos 5 minutos, aproximando o clube de uma conquista inédita para o Estado do Amazonas.
Fast comemorando o segundo gol contra o Paysandu
Mas o conforto no placar não durou muito. Leandro Carvalho diminuiu para o Paysandu, ao 10 minutos e, logo depois, o atacante bicolor Romário disparou um chute que fez com que a bola explodisse na trave. Além disso, o lateral-direito Pedra, da equipe visitante, foi expulso, aos 23 minutos, colocando uma pitada generosa de emoção na partida.
Papão busca o empate, com bolas alçadas na área
A partida transcorria normalmente, até os 45 minutos do segundo tempo, quando Leandro Carvalho sofreu pênalti. Comissão Técnica e dirigentes do Fast não se conformaram com a marcação da arbitragem e ordenaram aos atletas que abandonassem o campo de jogo.
Dirigentes e Comissão Técnica do Fast ordenaram que o time saísse de campo
Depois de dezessete minutos de paralisação, finalmente, o pênalti foi cobrado por Leandro Carvalho. O goleiro Bruno Saul defendeu e, no rebote, a zaga do Fast Clube tirou em cima da linha a última tentativa clara do Paysandu de empatar o jogo.
Bruno Saul se consagra, ao defender o pênalti de Leandro Carvalho, marcado aos 45 minutos da etapa final
O Fast é o primeiro clube amazonense a conquistar o título da Copa Norte de Futebol Sub-20. Chorando, o goleiro Bruno Saul relatou a este Blog que não há emoção maior. Jack Chan, que terminou o torneio com sete gols, afirmou que o foco, agora, é a Copa do Brasil da categoria, competição na qual o Rolo Compressor garantiu vaga, com a conquista. O técnico Darlan Borges disse que o objetivo é fazer história no futebol do Amazonas.
Antônio Carlos Nunes de Lima, Presidente da Federação Paraense de Futebol, entregando o troféu ao Capitão da equipe do Fast.
Assim, no dia 23 de setembro de 2015, às 17h00 (Horário de Brasília), o Fast Clube receberá o Cruzeiro/MG, no Estádio da Colina, em Manaus/AM, pela Primeira Fase da Copa do Brasil de Futebol Sub-20. O jogo de volta está marcado para o dia 30, do mesmo mês, às 15h00, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas/MG.
Festa dos atletas do Fast, Campeão invicto da Copa Norte de Futebol Sub-20
O Blog Rodada Paralela parabeniza o Nacional Fast Clube pelo título inédito e agradece aos representantes da Federação Paraense de Futebol (FPF), que possibilitaram a cobertura das partidas da III Copa Norte Sub-20, sempre esbanjando simpatia e atenção.
Equipe da FPF presente no Estádio da Curuzu para a grande Decisão




sábado, 29 de agosto de 2015

Paysandu é finalista da Copa Norte Sub-20


Após vitória por 1 a 0 sobre a Tuna, bicolores decidem a competição contra o Fast Clube.

O Estádio da Curuzu foi palco de uma das semifinais da Copa Norte Sub-20, entre o Paysandu, dono da casa, contra a Tuna Luso-Brasileira, na manhã de hoje.

O Papão terminou a Primeira Fase da competição com 100% de aproveitamento, no Grupo A, vencendo os jogos contra São Raimundo/RR (4 a 1), Rolim de Moura/RO (6 a 0) e Gurupi/TO (6 a 0). Isso fez com que o técnico da equipe, Samuel Cândido, declarasse a este Blog que não poderia ser cometido o mesmo erro do ano passado, quando o Clube de Suíço foi eliminado nos pênaltis pelo Tarumã/AM, após estar vencendo a semifinal por 1 a 0 e sofrer o empate aos 43 minutos da segunda etapa.

 
Foto posada do Paysandu Sport Club/PA
 
A Águia do Souza se classificou para esta fase com uma vitória sobre o Vasco/AC (8 a 0) e dois empates contra o Santos/AP (1 a 1) e Fast Clube/AM (2 a 2), obtendo a segunda colocação no Grupo B, atrás dos amazonenses. O técnico Marabá não pôde contar com o lateral-direito Marcinho, um dos destaques do plantel tunante, por estar lesionado.
 
Foto posada da Tuna Luso-Brasileira/PA


No início da partida, a Tuna controlou as ações ofensivas, acuando o Paysandu em seu campo de defesa. No entanto, os bicolores reagiram e equilibraram o jogo, no meio de campo, o que deixou o duelo bastante movimentado. Destaque para os atacantes Leandro Carvalho, que já atuou como profissional e Edmilson, um dos artilheiros da equipe bicolor na Copa Norte.



Lance de ataque da Tuna
Na volta do intervalo, os cruz-maltinos começaram a segunda etapa com a mesma pressão exercida na primeira. O Paysandu conseguia boas investidas para o ataque, devidamente respondidas pela Tuna. Aos trinta e seis minutos, Marquinhos, após jogada pelo lado direito do ataque, completou para as redes, fazendo o único gol da partida.
Atletas do Paysandu comemorando o gol marcado, contrastando com a decepção dos jogadores da Tuna.
Pressionada pelo resultado negativo, a Tuna, sem sucesso, se lançou ao ataque, mas não impediu a eliminação para o Paysandu, que disputará a Final amanhã, no Estádio da Curuzu, às 16h00, contra o Fast Clube, vencedor da Semifinal contra o São Raimundo/RR, por 1 a 0.
Elenco do Paysandu, reunido ao final da partida.
Agradecemos a Fernando Castro, Guilherme Salzer, Nivaldo Souza e Olivaldo Moraes, da Federação Paraense de Futebol, que oportunizaram o acompanhamento e registro da partida.


Fotos da abertura do Grupo A da Copa Norte Sub-20

Seguem algumas fotos da Primeira Rodada do Grupo A da Copa Norte Sub-20, quando o Gurupi/TO venceu o Rolim de Moura/RO por 3 a 0, no dia 22/08/2015, no Estádio da Curuzu. As imagens foram gentilmente cedidas por Yuri Cardoso, da Federação Paraense de Futebol.






 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tuna massacra Vasco/AC e Santos/AP é derrotado pelo Fast Clube


Acreanos, com apenas dez jogadores na delegação, perdem de 8 a 0. Amazonenses vencem com boa atuação.


Na tarde do último domingo, 23 de agosto, foi realizada a Primeira Rodada do Grupo B da Copa Norte de Futebol Sub-20, no Estádio Francisco Vasques, da Tuna Luso-Brasileira. A partida preliminar, que começou às 14h, sob um sol causticante, foi disputada por Santos/AP e Fast Clube/AM.
O Santos fez uma curta preparação para a Copa Norte Sub-20, com apenas vinte dias de treinamentos. A equipe profissional está disputando, simultaneamente, o Campeonato Amapaense e o Brasileiro da Série D. Mesmo assim, dez jogadores que estavam no elenco principal e possuem idade para participar do torneio da categoria de base foram cedidos para reforçar o plantel.

Foto posada do Santos Futebol Clube/AP
O Fast Clube chegou à Belém com o título invicto do Campeonato Amazonense Sub-20, com onze vitórias e três empates. A Copa Norte não é novidade para sete jogadores do elenco, que foram vice-campeões da edição de 2014, atuando pelo Tarumã/AM. O “Rolo Compressor” quer ser o primeiro clube do Amazonas a erguer o troféu, já que, em 2013, o Holanda também foi vencido, na Final, pelo Clube do Remo/PA, atual bicampeão do torneio e ausente da competição.
 Foto posada do Nacional Fast Clube/AM
Com a bola rolando, o Fast foi superior ao Santos. O começo da partida foi movimentado, com muita pressão dos amazonenses. Destaque para o atacante Alex, com boa atuação, enquanto esteve em campo. O primeiro gol saiu aos vinte e nove minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta, perto do bico da grande área, convertida por Jack Chan, o que fez com que o Santos se expusesse mais ao ataque.
No segundo tempo, os amapaenses tentaram, sem sucesso, buscar o gol de empate. O Fast logo retomou as ações ofensivas e, aos vinte e cinco minutos, o atacante Alex, de cabeça, após cruzamento na grande área, fechou o placar em 2 a 0.
 Ataque do Santos/AP, durante o segundo tempo.

Às 16h, Tuna e Vasco/AC fizeram um jogo atípico. A dona da casa, vice-campeã paraense Sub-20, garantiu vaga na Copa Norte após a desistência do representante do Mato Grosso e é conhecida, no Pará, como berço de grandes craques. Giovanni, por exemplo, que teve passagens por Santos/SP, Barcelona/ESP e Seleção Brasileira, surgiu nas categorias de base da Elite do Norte.
 
 
Foto posada da Tuna Luso-Brasileira/PA

Já o Vasco/AC encontrou sérias dificuldades para vir à Belém. O clube teve problemas no embarque de três jogadores, em Rio Branco/AC, fazendo com que chegasse às 13h15, na cidade, para o jogo das 16h00. Como a delegação contava com treze atletas, entrou em campo com apenas dez.

 Foto posada da Associação Desportiva Vasco da Gama/AC
Em campo, a superioridade da Águia do Souza, como é carinhosamente apelidada a Tuna, se confirmou. A equipe não tomou conhecimento dos acreanos e aplicou incríveis 8 a 0. No final do primeiro tempo, quando ainda estava 2 a 0, conversamos com Renato Machado, Técnico e Presidente do Vasco, que nos relatou a dificuldade em conseguir atletas para a disputa do torneio, pois muitos preferiram disputar a Segunda Divisão do Campeonato Acreano, além da falta de apoio do poder público ao futebol de base.
O destaque do jogo foi o atacante Abeny, que marcou três vezes, na goleada tunante, em uma ensolarada tarde de domingo, no Estádio do Souza.
 
 Lance da partida entre Tuna x Vasco/AC. Vista da lateral oposta à Cabine de Imprensa.

Registramos nossos agradecimentos para a atenciosa Equipe da Federação Paraense de Futebol, presente no Estádio Francisco Vasques, que nos possibilitou a cobertura de ambos os jogos, especialmente à Iva Lima, Guilherme Salzer e Guilhermino Abreu.

 


sábado, 22 de agosto de 2015

Copa Norte Sub-20 tem início neste final de semana

Campeão garante vaga na Copa do Brasil da categoria.

Hoje, 22 de agosto, haverá o pontapé inicial da Terceira Edição da Copa Norte de Futebol Sub-20, que conta com oito clubes, divididos em dois grupos de quatro, se enfrentando em três rodadas, na Primeira Fase. O campeão garante a participação na Copa do Brasil e, na estreia desta competição, terá o Cruzeiro/MG como adversário.

No Grupo A, Paysandu/PA, São Raimundo/RR, Gurupi/TO e Rolim de Moura/RO brigam por duas vagas para avançar às semifinais, enquanto Tuna Luso-Brasileira/PA, Fast Clube/AM, Vasco/AC e Santos/AP visam o mesmo objetivo, no Grupo B.

Os dois melhores colocados farão as semifinais, com o vencedor de cada grupo enfrentando o segundo melhor posicionado do outro, em partida única. A Final será no dia 30 de agosto.

Abaixo, segue a tabela do torneio, disponibilizada no site da Federação Paraense de Futebol (http://www.fpfpara.com.br/conteudos/noticia/36942/iii-copa-norte-sub-20-2015):