Partida fez parte da programação do Torneio Internacional de Futebol Feminino, disputado por Pinheirense, Independente, Remo e Seleção Franco-Guianense.
Visando movimentar os elencos de futebol feminino, as quatro equipes acima citadas fizeram amistosos umas contra as outras, nos dias 23 e 26 de junho de 2016. A primeira rodada ocorreu no Estádio Abelardo Conduru, no Distrito de Icoaraci, teve a vitória do Remo sobre o Independente por 2 a 1 e o empate entre Pinheirense e Guiana Francesa pelo placar de 2 a 2.
No último sábado, no Estádio Baenão, houve a segunda série de amistosos. Na partida preliminar, o Pinheirense venceu o Independente por 3 a 0, com dois gols de Pingo e um de Ana Beatriz. A partida de fundo foi entre o Clube do Remo e a Seleção da Guiana Francesa.
Equipes perfiladas, no centro do gramado.
Foto posada do Clube do Remo (Belém/PA).
Foto posada da Seleção da Guiana Francesa.
Capitãs de Remo e Guiana Francesa com o trio de arbitragem, formado por Ronaldo Ribeiro, Árbitro Central, assistido por Rafael Rodrigues e Junivaldo Pereira.
O jogo começou com investidas azulinas pelo lado esquerdo do campo. A meio-campista Dan, aos cinco minutos, tentou, em cobrança de falta, abrir o placar, mas não conseguiu.
Clube do Remo tentando atacar pelo lado esquerdo.
A primeira boa chance de gol foi da Guiana Francesa, aos oito minutos, pela direita. Vale ressaltar que duas atletas franco-guianenses atuam na Liga da França. Krystelia Mayen atua no VGA Saint-Maur e Jessica Goddet no FC Saint-Etienne. A equipe ainda tentou, aos onze e aos catorze, sem sucesso, com Salpetrier.
Seleção da Guiana Francesa tentando o ataque, sob marcação.
A partir desse momento, o domínio foi do Clube do Remo. As meias Ana e Dan comandavam as ações no setor ofensivo. Esta, aos dezesseis minutos, fez o primeiro gol, em jogada individual. Larissa, aos vinte e quatro, tentou ampliar a vantagem, mas falhou na finalização.
No segundo tempo, a Guiana Francesa tentava atacar, mas faltava objetividade às atletas. Isso fez com que Núbia, aos seis minutos, em boa jogada pelo lado esquerdo, tocasse a bola para Dan, que aumentou o marcador para as remistas.
Jogadoras do Remo comemoram o segundo gol.
A partir desse momento, o jogo ficou bastante disputado no meio de campo, com poucas oportunidades claras de gol. Uma delas foi a cobrança de falta da intermediária, em favor das franco-guianenses, que diminuíram a diferença com Cavalcante Louzada.
Com o placar final de dois a um, Jorge Piedade, Diretor de Futebol Feminino do Clube do Remo, avaliou os amistosos como proveitosos, já que o objetivo é fazer com que as jogadoras tenham mais experiência em competições e colocar o elenco em atividade: “O nosso foco é o movimento, a interação com outras atletas, que são de outro país, até para ver o nosso nível. Todo intercâmbio é válido”, concluiu Piedade.