domingo, 31 de janeiro de 2016

Desportiva Paraense, o único clube formador do Norte do Brasil

Clube-empresa é formado por investidores e possui importante função social.

Marituba é um município situado na Região Metropolitana de Belém, com aproximadamente 110 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)[1] e que figura como o 23º mais violento do Brasil, de acordo com o Mapa da Violência 2015.[2] No entanto, sedia um projeto que é desenvolvido há cinco anos e que vem dando bons frutos aos investidores, além de afastar os jovens da criminalidade.


Escudo da Sociedade Desportiva Paraense Ltda. (Disponível em: http://www.desportivaparaense.com.br/wp-content/uploads/2014/06/LOGO.png)


A cidade abriga a Sociedade Desportiva Paraense Ltda. O clube definiu que suas finalidades e filosofia são as de formar atletas de diversas modalidades desportivas, com ênfase, de início, às categorias de base do futebol e fazer do atleta um futuro campeão e um perfeito cidadão.[3] A SDP é registrada na Junta Comercial do Estado do Pará e é uma sociedade limitada, o que quer dizer que cada sócio possui uma quota e sua responsabilidade é restrita ao montante que investiu.

Sede da Desportiva Paraense. (Disponível em: http://www.desportivaparaense.com.br/?page_id=124)

A Desportiva funciona em uma área de 37.000 m² (trinta e sete mil metros quadrados) e toda a construção foi arcada pelos investidores que, no início, eram catorze. Atualmente, a Sociedade conta com trinta pessoas e seu patrimônio é avaliado em, aproximadamente, R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais), sem levar em conta o valor dos atletas. É importante ressaltar que o clube-empresa não teve nenhum aporte financeiro do Poder Público.
 
Campos do Centro de Treinamentos da SDP. (Disponível em: http://www.desportivaparaense.com.br/?page_id=124)
 
O Clube foi inaugurado em 01 de maio de 2011 e mais de 1600 jogadores já passaram por lá. Hoje, a SDP possui 140 atletas, distribuídos nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20.  Ademais, firmou parceria com um hospital, clínicas odontológicas, cursos de profissionalização e de idiomas, para que os jogadores tenham acesso à saúde e ao estudo, além de oferecer transporte, em seu ônibus, nos dias de treinos e jogos.

A Sociedade Desportiva Paraense Ltda. é o primeiro clube da Região Norte do Brasil a ter o Cetificado de Clube Formador (CCF), o que faz com que seja reconhecida, pela Confederação Brasileira de Futebol, como uma equipe especializada na formação de jogadores.
 
Certificado de Clube Formador, emitido pela CBF para a Desportiva Paraense. (Disponível em: http://www.desportivaparaense.com.br/?p=623)
 
Como preparação para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016, a equipe entrou em campo pelo Campeonato Paraense da Segunda divisão, em 2015. Fez uma boa participação, sendo eliminada apenas na Semifinal para o Águia de Marabá, em jogo bastante disputado e vencido por 2 a 1 pela equipe do Sul do Pará, que acabou se sagrando campeã. Mesmo assim, segundo os sócios Alaci Naum e Elomar Saúde, até o momento, a Desportiva não pretende formar uma equipe de futebol profissional, se limitando às categorias de base.

Em janeiro de 2016, a SDP, pela primeira vez, disputou a Copinha, após conquistar o Vice-Campeonato Paraense sub-17, em 2014 e 2015, o que faz com que esteja, inclusive, garantida para a edição de 2017. Neste ano, a Desportiva esteve no Grupo 22, com os jogos disputados no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista/SP, com o Clube Atlético Mineiro e o Araxá Esporte Clube, ambos de Minas Gerais, além do River Atlético Clube, do Piauí.

A campanha foi supreendente. Após estrear com derrota por 2 a 1 para o Araxá, os comandados pelo experiente técnico Válter Lima venceram o River pelo mesmo placar e, na terceira rodada, bateram o Atlético por 3 a 0, com direito a um belo gol de falta do meia Marco Antônio, score que fez com que a equipe se classificasse na primeira posição do Grupo 22 e eliminasse a tradicional equipe mineira.

 

 
Na Segunda Fase, perdeu para o Esporte Clube Bahia por 4 a 1 e foi eliminada. Mesmo assim, o brilho da boa campanha na competição não foi apagado. Os atletas Douglas, Elsinho e Marco Antônio já não pertencem mais a SDP, pois foram vendidos a um grupo de investidores. O provável destino deles está entre o Grêmio/RS, Cruzeiro/MG, Guarani/SP e o próprio Bahia/BA.

O atacante Douglas, de 17 anos, que marcou dois gols na Copa São Paulo de Futebol Júnior e o meia Elsinho, destaques da Desportiva na competição, conversaram conosco e falaram que a disputa foi muito importante para que fosse reconhecido o trabalho realizado, principalmente por terem recebido propostas de clubes tradicionais do futebol brasileiro. Outro ponto destacado pelos atletas foi a estrutura oferecida pela SDP para a preparação do elenco para a Copinha, com bons campos de treino e academia para a realização de atividades físicas.


Academia disponível aos atletas da Desportiva Paraense (Disponível em: http://www.desportivaparaense.com.br/?page_id=124)

João Cunha, comentarista da Rádio Clube do Pará, também falou para o Blog a sua percepção sobre o trabalho da Desportiva:

“Quem já foi lá, ver as instalações, sabe que o que foi dito por esses jogadores é a expressão da verdade. São pessoas que trabalham com a intenção clara de faturar algum (dinheiro) no futuro, porque estão plantando para colher. Vai ao encontro do manancial de jovens valores que nós temos aqui. (...) Para mim, é uma ideia brilhante, que vai ajudar a trazer novos valores e, ao mesmo tempo, ajudar a própria comunidade, pessoas jovens que estariam sem um norte a acabam tendo um objetivo na vida, que é praticar esporte”.
 
Agradecemos ao jornalista Zaire Filho, por oportunizar a entrada na Cerimônia de Abertura do Troféu Camisa 13, o que nos possibilitou assistir a palestra cujo tema era a Sociedade Desportiva Paraense Ltda., bem como aos atletas do clube, que nos contaram um pouco da experiência vivida na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016 e ao João Cunha, pela boa vontade em conversar com o Blog.


[1] Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=150442&idtema=16&search=para|marituba|sintese-das-informacoes>
[2] Disponível em: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-250-cidades-mais-violentas-do-brasil
[3] Disponível em: <http://desportivaparaense.com.br/site/?page_id=52>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga seu nome e sua cidade. Sugestões, opiniões, críticas e comentários são sempre bem-vindos! No entanto, não ofenda ninguém! Isso é antidesportivo e crime! Também não chame palavrões. O Blog e a sociedade agradecem!